sexta-feira, 31 de julho de 2009

JUDÔ. Apesar do pouco apoio, um esporte campeão em Canaã



Esses são alguns dos jovens que nasceram para combater, e a primeira luta é contra a própria sorte. Meninos de famílias carentes que buscam no esporte o equilíbrio entre o risco e a sobrevivência. O judô não é luta é estilo de vida, lema do Sensei.

Saber conciliar a força e a inteligência para aplicar os golpes e se defender do oponente é a principal tática utilizando a força e peso do oponente contra ele mesmo.
São esse s atletas, poucos atletas, que hoje representam Canaã dos Carajás em competições dentro e fora do estado. Judocas como Antônio Carvalho Chaves (2º da esq. para dir.) que encontrou no judô uma oportunidade pra vencer e incentivar os jovens a descobrir no esporte um novo caminho para vida.

Antônio também pratica outras artes marciais. No mundial de jiu-jitsu que participou recentemente ele ficou com o terceiro lugar depois de ter passado por 5 combates . A competição teve a participação de atletas do mundo todo. Resultado reconhecido pelo mestre, Carlos Henrique Oliveira, que orienta, treina e mobiliza Antônio.
Com treino e muita prática os seis atletas conseguem entender que não basta apenas trabalhar o corpo, mas também a mente. E na cabeça do treinador uma pergunta: que adianta treinar se falta incentivo? Àqueles que puderam acompanhar o treino, o espaço onde praticam o esporte e os resultados desse projeto o professor deixa o recado: “o mais importante é que nessa batalha o resgate social e o estilo de vida andam lado a lado”.
Os campeonatos em breve deverão acontecer. Apoio, não se sabe se os atletas do judô de Canaã terão para participarem. Aos interessados em investir no futuro dos jovens judocas de ante mão aqui vai os nossos agradecimento.

Nenhum comentário: