O município de Parauapebas, sudeste do Pará, acaba de ganhar um moderno e importante reforço no combate à violência, o Disque Denúncia. O sistema, que também atenderá aos municípios vizinhos de Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás e Curionópolis, entrou em operação na última quarta-feira, 27 de janeiro, durante evento de lançamento do "Movimento Parauapebas de Combate ao Crime", que reuniu mais de 130 pessoas, entre autoridades, empresários e a sociedade.
Criado no Rio de Janeiro há 15 anos, o serviço tem sido ampliado e, atualmente, funciona também nos estados de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Maranhão e Pará. O Secretário de Segurança Pública do Estado do Pará, Geraldo Araújo, conduziu o lançamento do Disque Denúncia em Parauapebas e reforçou a importância da ferramenta para o município e cidades vizinhas. "Neste momento em que estamos oficializando o lançamento desta importante ferramenta de combate à violência, já começam a chegar as primeiras denúncias. Isso é cidadania. É a participação da sociedade, pois não dá para as pessoas acharem que a violência é natural", enfatiza.
Em Parauapebas, a iniciativa é resultado de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC), Governos Federal, Estadual e Municipal, Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (ACIP), instituições não-governamentais e a iniciativa privada, como a Vale. "Queremos melhorar a qualidade de vida da população e essa iniciativa faz parte de uma série de ações que estamos desenvolvendo nos municípios de atuação da Vale, que inclui, também, ações nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento econômico e gestão pública", reforça Sílvio Vaz, diretor-presidente da Fundação Vale.
O Prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, enfatizou que o lançamento do Disque Denúncia é um grande passo dado, mas outros virão. "Com ações como esta é possível transformar nossa realidade e fazer com que a população participe e ajude a construir uma segurança cidadã na nossa cidade".
Saiba mais sobre o Disque Denúncia
O Disque Denúncia é um programa de cooperação social, que mobiliza a população para colaborar com as autoridades de segurança no combate à violência e na fiscalização de irregularidades. Trata-se de uma central de atendimento comunitária - que em Parauapebas atende pelo telefone (94) 3346-2250 - preparada para receber informações anônimas e que está à disposição 24 horas, sete dias por semana, ininterruptamente.
Como nas cidades onde a ferramenta já é utilizada, o serviço garante o anonimato e o sigilo absoluto da identidade do denunciante. Além disso, as ligações não são rastreadas nem identificadas. Poderá ser feita todo tipo de denúncia, inclusive sobre violência doméstica, desrespeito à lei do silêncio, vandalismo, crime ambiental, entre outros.
Assessoria Vale